Perguntas e respostas

Preciso comprar patins para iniciar na patinação?

Não é necessário, o Clube disponibiliza patins para as aulas.

Qual a diferença entre os tipos de patins?

Um patins é composto basicamente de bota, base, freio, rodas e rolamentos. Combinando esses elementos monta-se patins adequados ao nível de patinação do atleta, considerando a execução dos saltos e giros. Um patins inadequado pode impedir os movimentos corretos, sendo necessária uma nova configuração.

Preciso comprar um patins novo sempre?

Não. Existem boas opções de patins usados, para todos os níveis. Podem ser encontrados sites de classificados como Mercado Livre, Olx ou em grupos do Facebook. Solicite sempre a indicação da técnica. A marca nacional mais conhecida e confiável é a Rye Patins.

Há algum equipamento obrigatório?

Cotoveleiras e joelheiras são indispensáveis e cada atleta deve ter a sua. Conforme o nível do atleta, munhequeiras também são recomendadas. A camiseta de treino do Clube também é um item indispensável. Nos treinos, pode se patinar com legging, short ou saia-short, não é obrigatório o uso de meia calça.

Em quantos níveis se divide a patinação artística?

Novatos, iniciantes nível 1, iniciantes nível 2, aspirantes nível 1, aspirantes nível 2, classe nacional e classe internacional.

Há um limite de idade para cada uma delas?

Não. A evolução de cada atleta acontece independente de idade.

Após entrar no Clube é obrigatório competir?

Não é obrigatório. Pode-se optar apenas por praticar nas aulas e participar de
apresentações em datas especiais.

O que são as apresentações?

Eventos nos quais os alunos do Clube demonstram suas habilidades em conjunto ou individualmente, com espetáculo temático. Cada aluno paga uma taxa de participação que dá direito a ingressos e outros benefícios como fotos ou filmagens do evento.

Para participar das apresentações, o que é necessário?

Comparecer nos ensaios das coreografias e adquirir o figurino da apresentação.

E se eu quiser competir, qual o primeiro passo?

A técnica identifica o nível em que você se encontra e cria uma coreografia (em aula particular) em cima de uma música previamente combinada. Nessa coreografia estão todos os movimentos obrigatórios para o seu nível. São necessárias algumas aulas particulares para que se crie a coreografia e para que se treine com mais intensidade a coreografia. A quantidade de aulas
particulares é definida entre a técnica e responsável pelo atleta.

Quem define as competições que estarei?

O Clube Owicki segue o calendário da Federação Gaúcha de Patinagem. No começo de cada temporada são divulgadas quais as competições que o clube estará. Aproximadamente dois meses antes de cada competição, a técnica convoca os atletas aptos para cada nível e cada atleta, junto com sua família define em qual estará, não sendo obrigatório estar em todas.

O que preciso de figurino para competir?

É necessário ter o collant oficial do clube, para os reconhecimentos de pista, abertura oficial e entrega de premiações. As meninas utilizam meia-calça que cubra os patins e os meninos calça preta.
Este mesmo collant pode ser utilizado para competir na categoria Principiante. Para as demais categorias é necessário ter outro figurino específico para a competição.

Preciso de patins próprio para competir?

Para competir é necessário que se tenha patins próprio do modelo mais indicado para o nível de evolução do atleta. Principiantes ainda podem competir com o da escola.

Que custos tenho para competir?

Aulas particulares (cobrado à parte da mensalidade), taxa de inscrição na competição (tabelada pela federação) e taxa de acompanhamento da técnica (variável conforme o número de competidores, distância e duração da competição). Transporte e hospedagem são de responsabilidade do atleta.

O que preciso levar para um dia de competição?

Patins, collant oficial do Clube, roupa da competição, meia-calça (meninas), calça
(meninos). Maquiagem e apetrechos para o cabelo são de responsabilidade e uso individual.
Para reconhecimento de pista não é necessário penteado ou maquiagem.

Como é a programação de uma competição?

A duração de cada competição é variável, podendo acontecer em apenas um dia ou até mesmo por uma semana. O atleta entra em quadra em três momentos: reconhecimento de quadra, aquecimento e competição. O reconhecimento de quadra normalmente acontece na primeira hora da
manhã ou na primeira hora da tarde, não necessariamente no mesmo dia da competição do atleta. O aquecimento ocorre momentos antes do início das disputas do grupo do atleta. Em cada um destes momentos é imprescindível estar no mínimo 1 hora antes no ginásio. A premiação ocorre em conjunto normalmente no final do turno de competição. A cerimônia de abertura acontece normalmente no primeiro dia de competições.

Exemplo:
7h30 chegada no ginásio
8h30 Reconhecimento de quadra
13h15 retorno ao ginásio
14h15 Aquecimento
14h20 Competição
19hs Premiação

É obrigatório estar na cerimônia de abertura?

A cerimônia de abertura é o momento no qual as delegações desfilam com a bandeira do clube e fazem o juramento do atleta. Apesar de não ser obrigatório, é um dos momentos mais importantes para a congregação e entendimento do espírito esportivo.

Como funciona a premiação?

Nos torneios de clubes todos os atletas são premiados. Nos torneios da Federação e da Confederação, são premiados os 5 primeiros colocados.

Se ainda possui dúvidas, entre em contato conosco.

Sempre teremos interesse em buscar uma solução para você.
Converse com a direção do clube através de canais de atendimento para tirar suas dúvidas, concretizar parcerias, entre outros assuntos comerciais.

Para problemas internos, é imprescindível que você entre em contato através do formulário abaixo, informando detalhes sobre o seu problema ou dificuldade. Somente assim conseguiremos te ajudar.

Telefones:

Unidades de Viamão/RS – (51) 99371-3335
Cachoeirinha/RS, Morro Reuter/RS – (51) 98513-7770

Ouvidoria – (51) 99371-3335

Unidade Viamão/RS

Retornaremos por e-mail, telefone ou whatsapp em até 1 dia útil.

Cachoeirinha/RS, Morro Reuter/RS

Retornaremos por e-mail, telefone ou whatsapp em até 1 dia útil.

Diretor Geral

Retornaremos por e-mail, telefone ou whatsapp em até 2 dias úteis.

Últimas do Blog